Contato

Perguntas Frequentes

Dedicamos este espaço para que nossos clientes tirem suas dúvidas!

Caixas e Reservatórios

A caixa autolimpante é um produto patenteado pela indústria Bakof. Possui o fundo cônico, no qual encontra-se uma válvula no centro da base que capta a sujeira decantada e expele através de uma instalação hidráulica: Ex: Mangueira de jardim, hidra do banheiro etc...

Disponível como produção regular nos modelos 310, 500, 1.000 até 29.000L.

O grande atrativo da caixa retangular consiste no seu perfil baixo, proporcionando sua instalação em locais de difícil acesso e confinados. Disponibilidade nos volumes 500 e 1.000 l

Não, os tanques e reservatórios são feitos para receber pressão da parte interna para externa.

Não, somente nos locais indicados no reservatório e no manual de instalação.

Não, deve ser instalada em base plana em concreto, conforme indicação no manual.

Os Tanques são desenvolvidos para a utilização em caminhões de transporte de líquidos ou para serem enterradas.

Os Tanques para Transporte Bakof Tec Horizontais são produzidas em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro - P.R.F.V., revestidos com gel especial, conforme ABNT NBR 13.210.

São produzidos nos volumes de 2.500, 5.000,7,500 e 10.000 litros.

A garantia para os produtos Bakof é de 2 anos para qualquer defeito de fabricação, sempre que respeitados os procedimentos de instalação do produto. Os reservatórios produzidos em Fibra e Polietileno tem uma Vida útil de aprox. 50 anos, logo consideramos uma meia Vida de aprox. 25 anos para nossos produtos.

Os pesos dos reservatórios estão disponíveis em nosso site na Pasta de Vendas no link (Clique aqui). Para peso de outros produtos, questionar o setor de Engenharia.

Nossos reservatórios são produzidos para armazenar água. Caso elas recebam outra demanda, esta deve ser especifidada para analizarmos a possibilidade do uso de  nossos produtos. Em caso de produtos químicos, podemos solicitar a Ficha de Segurança do produto (FISPQ). Nela encontramos informações como composição química, concentração, densidade, temperatura de trabalho, e pH do material a ser armazenado para então definirmos a melhor matéria prima a ser utilizada na caixa.

Os reservatórios Bakof não podem ser enterrados sem paredes e laje de proteção, com excessão das Cisternas e reservatórios próprios para serem enterrados. Para estes reservatórios utilizar até 30 cm de aterro sobre o produto.

Nossos reservatórios podem ficar instalados ao tempo pois possuem proteção para raios UV e são impermeáveis.

Os reservatórios devem ser perfurados apenas nos locais indicados, faces planas. Para outras furações, o local deve ser reforçado.

As caixas em Fibra de vidro podem ser consertadas facilmente com um kit conserto que disponibilizamos através de pedido via Representante ou SAC. Os produtos em polietileno só podem ser consertados com uma fundição do próprio plástico junto ao local da fissura. Isto deve ser feito com uma pistola injetora ou um estanhador tipo pistola.

 

Os Reservatórios de Fibra de Vidro e Polietileno são fabricados para resistir a temperatura ambiente. Se caso tenha a necessidade de armazenar um produto que não seja água potável ou em temperatura que seja acima da ambiente, entre em contato com o setor de engenharia.


Fossa e Biofiltro em Polietileno

O tratamento ocorre por um processo de digestão anaeróbia em dois estágios. Primeiramente o efluente oriundo da residência passa pela fossa onde decanta o lodo existente, tornando-se em uma biomassa. A parte liquida por ser menos densa fica sobre o lodo, o por gravidade é direcionada para o segundo estágio, o biofiltro. No biofiltro permanecendo somente a parte líquida do efluente, porém ainda com concentração de matéria orgânica em suspenção. Através do meio filtrante inserido no tanque e um período de detenção, a matéria orgânica é digerida deixando o efluente em condições de ser lançado ao sumidouro conforme normas ambientais.

Em polietileno, disponibilizamos os volumes de 325 a 2.500l e fibra de vidro até 32.000l

Todo sistema anaeróbio trabalha com a presença de gases, deve-se observar no momento da construção do empreendimento a disposição dos locais para escape dos gases gerados, para que os mesmos não retornem.

Fossa séptica, primeiro estágio e filtro anaeróbio o segundo estágio. Sempre deve ser utilizado o conjunto para obter eficiência e atender as normas do meio ambiente em vigência. O Multi Biodigestor trata-se de um sistema compacto que disponibiliza os dois estágios em um único tanque.

A indústria Bakof é pioneira em sistemas compactos de tratamento de esgoto. Atendem as normas em vigência do meio ambiente NBR 13969 e 7929. Altamente resistente, totalmente estanque, leves e fácil instalação.

Depende da normativa utilizada como referência no seu município. Se for NBR 13969 – contribuição per capita padrão, baixo, médio e alto. Sendo padrão baixo 100L por pessoa, Médio 130L e alto 160L.Se for NBR 7229 mesmo procedimento mais 1.000l de reserva. Ex. NBR13969: Residência de padrão de contribuição baixo 100 por pessoa, podendo ser uma fossa de 650 litros. Ex: NBR7229: Residência de padrão de contribuição baixo 100 litros mais 1.000 litros de reserva, podendo ser uma fossa de 1.850 litros

 

O filtro anaeróbio, é o segundo estágio do tratamento de esgoto, onde permanece somente a parte líquida ainda com concentração de matéria orgânica e através do meio filtrante inserido no tanque e um período de detenção, a matéria orgânica é digerida deixando o efluente em condições de ser lançado ao sumidouro conforme normas ambientais. Sempre deve ser utilizado o conjunto fossa e filtro.

Disponível nos volumes de 325 a 2.500l e polietileno e até 32.000l produzidos em fibra de vidro.

Todo sistema anaeróbio trabalha com a presença de gases, deve-se observar no momento da construção do empreendimento a disposição dos locais para escape dos gases gerados, para que os mesmos não retornem.

Não, sempre deve ser acompanhado da fossa.

Sim, o Dept. de Engenharia possui ARTs de fabricação para fossas, reatores, filtros, separadores, etc. Já as ARTs de projeto são específicas para cada cliente e vinculadas à venda de Projeto para este cliente.


Caixa de Gordura

Para uso em apenas uma pia de cozinha (residencial), utilizamos os modelos 18 e 25L. Para usos mais intensos, utilizar o cáculo da NBR 8160/99 para o volume:

 

            V = 2 * n° de pessoas + 20 =  ____ litros


Multi Biodigestor

Estação compacta de tratamento de esgoto sanitário, constituído em um Reator anaeróbio e um Biofiltro anaeróbio. Contempla o primeiro e segundo estágio em uma única peça.

A Bakof produz Multi Biodigestores com volumes de 700, 1.450 e 1.850 litros.

 

Conforme a NBR 13.969, o cálculo deve ser feito por contribuição per capita. Residências com padrão baixo de contribuição 100 litros p/pessoa, médio padrão 130 e alto padrão 160. NBR 7229, com a mesma contribuição, porém 1.000 litros de reserva. Ex. NBR13.969: Residência de padrão de contribuição baixo 100 por pessoa, podendo ser um multi biodigestor de 700 litros. Ex: NBR7229: Residência de padrão de contribuição baixo 100 litros mais 1.000 litros de reserva, podendo ser um multi biodigestor de 1.850 litros.

O Multi Biodigestor é uma estação compacta de tratamento de esgoto sanitário, constituído em um Reator anaeróbio e um Biofiltro anaeróbio. Ele é compacto por se tratar de um único tanque a ser instalado. Possui duas câmaras interligadas (uma dentro da outra), que permitem o tratamento completo do efluente sanitário com alta eficiência. A Fossa e o Biofiltro, trata-se de um sistema modulado (dois tanques separados), menor eficiência porém dentro das normas em vigência do meio ambiente.

Esgoto sanitário, residencial urbano e rural.

Não é recomendado, pois pode comprometer dimensionamento de contribuição, uma vez que não se trata de efluente sanitário. Também porque seria um grande desperdício em não reutilizar a mesma. (Sugerimos aproveitamento de água da chuva através de nossos produtos para captação).

Sim, porém indica-se instalação de uma caixa de gordura na saída do esgoto da cozinha.

Pode utilizar, porém deve certificar-se de que se trata de produto biodegradável.

Esta é uma grande vantagem deste produto, uma vez que a limpeza e manutenção podem ser feitas através de uma câmara de lodo, de forma simples, segura e prática, dispensando o caminhão limpa fossa.

Indica-se fazer o descarte do lodo anualmente, e a válvula deve ficar livre por 10 minutos, ou até o momento em que começar sair liquido mais claro.

O lodo estabilizado é o lodo excedente e tratado. Deve ser descartado uma vez ao ano conforme orientação técnica, junto ao aterro sanitário ou como adubo nos gramados e jardins com a adição de cal.

Todo sistema anaeróbio trabalha com a presença de gases, deve-se observar no momento da construção do empreendimento a disposição dos locais para escape dos gases gerados, para que os mesmos não retornem.

Não. Disponibilizamos para este afim o produto Biodigestor, no qual é abastecido com efluente resultante de resíduos de animais próprio para esta finalidade.

A tampa é resistente as ações do tempo. No entanto se desejar cobrir a tampa, a camada de terra deve ter no máximo 20 centímetros

Deve ser respeitado a NBR 7229 devendo ser instalado a 1,5 metros de construções, ramais prediais de água, valas ou sumidouros e limite de terrenos, e a 3,0 metros de arvores e redes de transmissão, e a 15 metros de poços freáticos, analisado as condições do solo para furação.

Através de processo anaeróbio de digestão da matéria orgânica (esgoto), assim como nas Fossas e Filtros. Contudo ele possui fluxo ascendente, como os reatores e filtros, e a fase de filtração está inserida na peça.

 


Reator e Biofiltro em P.R.F.V.

Deve-se questionar o número de pessoas que o sistema terá que atender. Para residências: (n° de quartos * 2 pessoas/quarto). Utilizar tabela abaixo para deternminar equipamento.

Tipo de Empreendimento 

Contribuição 
(l/Pessoas/dia)  

 400 600  1.600  4.000  8.000  16.000  32.000 
Residencial - Baixo Padrão     100 16 40 80 160 320
Residencial - Médio Padrão 130 4 12 30 60 120 245
Residencial - Alto Padrão     160 3 10 25 50 100 200
  Diâmetro (m)  0,68 0,68 1,00 1,50 2,00 2,50 3,00
  Altura (m)  2,16 1,50 1,69 1,93 2,35 3,25 4,25
  E(DBO)%  Eficiência 70-90              

 

Para outros empreendimentos fazer o cálculo de vazão através da tabela abaixo:

Tipo de Empreendimento 

Contribuição (l/Pessoas/dia)  

   
Residencial - Baixo Padrão     100              
Residencial - Médio Padrão 130              
Residencial - Alto Padrão     160              
Alojamento provisório  80              
Fábrica em geral  70              

Escritórios, edifícios públicos,

comerciais e escolas

50

 

           

 

Restaurantes e similares 25              


Telhas

Fornecemos telha tipo onda alumínio, telha onda alta, telha onda baixa, telha ondina, e telha trapezoidal TP-40.

Fornecemos telhas nas cores verde, azul, amarela, branca e incolor.

A telha onda alta contém uma largura de 1,10mt, enquanto a telha onda baixa tem largura de 0,51cm.


Separador de Água e Óleo

            Estimar o volume de água utilizado no horário de pico de trabalho. Por exemplo 200 litros em uma hora de trabalho. Logo, sugerimos o SAO 200 l/h.


Dutos

Os dutos BAKOF são produzidos em polietileno, com correntes e parafusos de metais.

Duto simples de 109cm de altura.

Duto coletor de 109cm de altura.

Correntes e parafuso inclusos.


Caixa Empilhável

Produzidas em polietileno, pode ser fabricada em diversas cores sob encomenda

Disponível no tamanho de 90 litros.


Vasos

Nossos vasos são fabricados em polietileno.

Trabalhamos com modelo ROMA POLIETILENO e o modelo MADRI POLIETILENO, ambos disponíveis em 7 cores, com 3 medidas diferentes cada modelo.


Lixeiras

Fabricamos os modelos em polietileno de 250 e 500 litros na cor preta e também de 80 litros para separação do lixo, essas possuem 6 cores diferentes. Lixeiras em fibra de vidro nos tamanhos de 40 e 100 litros, também com 6 cores disponíveis.


Cocho

Produzido em polietileno, com suporte opcional em aço de alta resistência. Utilizado como suporte para alimento do gado ou também como bebedouros.

Cocho BAKOF é produzido apenas no tamanho de 200 litros.

Os cochos para massa são produzidos em polietileno, nos tamanhos de 30 e 150 litros.


Silos

Nossos silos BAKOF são produzidos em fibra de vidro e com estrutura metálica, são utilizados para armazenamento de ração e grãos. De alta durabilidade e fácil limpeza.

São produzidos pela BAKOF silos nos tamanhos de 4,7,10,12,14 e 16 toneladas.


Estrutura Metálica

São estrutura de sustentação para reservatórios, estrutura totalmente desmontável (Parafusada) facilitando o transporte. Montagem e elevação facilitadas por dobradiças. Possui olhais para ancoragem do reservatório na plataforma.

Escada Lateral, rápida e de fácil montagem.


Tanques em Polietileno

As escadas para tanque BAKOF são produzidas em aço e são acoplados ao produto, sendo totalmente seguras e permitindo fácil acesso a tampa de inspeção do tanque.

 As escadas para tanque Bakof são produzidas para tanques em polietileno nos volumes de 10.000, 15.000 e 20.000 litros.


Gaxeta

Trata-se de um anel bilabial com uma estrutura robusta e altamente resistente. Permite instalação prática e segura. Possibilita a passagem de tubo de 100mm proveniente de calha do telhado, proporcionando perfeita vedação e sustentação do tudo junto a cisterna.

O material usado para a fabricação da Gaxeta BAKOF de 110mm é a borracha injetada.

O anel de gaxeta BAKOF tem um diâmetro interno de 110mm.


Boia Vazão Total

 A Válvula Boia BAKOF está disponível no mercado nas dimensões ½” e de ¾”.

Uma válvula boia de alta vazão significa dizer que a quantidade de água que vem da tubulação da rua é a mesma quantidade que vai entrar no seu reservatório, sem qualquer redução, ou seja, a válvula boia tem vazão total de entrada e saída.


Filtro Separador de Folhas

É um equipamento versátil que permite a remoção das folhas e impurezas do telhado antes da entrada da água na Cisterna. Garante alta eficiência na separação de partículas e impurezas da água da chuva, devido ao fluxo de entrada pelas laterais, formato e inclinação da peneira em aço inoxidável.

Indicado para coberturas com área de até 200 m².

O Separador deve ser instalado antes do reservatório, tanto ao nível do solo, quanto aéreo, com ajuda de suporte. O sistema possui 2 entradas de 100 mm que acompanha 2 anéis de vedação, 1 saída de rejeitos de 100 mm e 1 saída para água filtrada de 100 mm.


Calha de Piso com Grelha

É um sistema modular para captação e condução de água. Destinada para instalação em pisos residenciais e prediais e que comporta tráfego leve – automóveis e utilitários leves


Caixa de Inspeção Pluvial

Tem como finalidade a inspeção e interligação de ramais, tanto pluviais quanto cloacais (versão sem grelha), facilitando a manutenção e escoamento de efluentes.

As Caixas de Inspeção Pluvial são produzidas em PEMD pelo processo de rotomoldagem, e para isso são utilizadas resinas de polietileno não recicladas (resina virgem), ou seja, sem a adição de aditivos, seguindo parâmetros determinados por norma.

As Caixas de Inspeção Pluvial possuem altura total de 27cm podendo chegar a 56cm com o uso do prolongador (peça opcional). Os adaptadores de entrada e saída possuem 100mm de diâmetro, e pode-se optar pela tampa texturizada ou com grelha em ferro galvanizado.

As caixas devem ser assentadas sobre uma camada de areia bem compactada e nivelada, podendo ter reaterro lateral até a altura da tubulação de saída das peças. Cabe alertar que, em locais de circulação de veículos ou grande circulação de pessoas, se faz necessário o preenchimento da tampa vazada das caixas com cimento, tornando-as mais resistentes a estas solicitações.


Filtro de Água

Filtro 25micra 1.200l/h, filtro BIGTEC 10 4.200l/h e filtro purificador carvão ativado 120l/h

Filtro indicado para ser instalado antes da caixa d’água ou no cavalete após o hidrômetro.  Retém partículas sólidas. Ex: Limo, areia, barro, calcário. Conserva a caixa d’água limpa e água saudável.

MICRA. A unidade de medida -MICRA- é o plural de Micron ou Micrômetro, cada Micron equivale a dividir 1 milímetro por 1.000(mil) ou seja 0,001 milímetro, como forma de comparação um grão de areia normalmente tem entre 200 e 500 micra e os filtros na sua grande maioria trabalham com retenção entre 5 e 25 micra.

25 MICRA. Ex: Um grão de areia corresponde a 200 micra.

Pressão de operação é de 19,6 a 588 KPa.

Temperatura ideal de 5°C a 50°C.

Fabricado 100% com polipropileno atóxico.

O filtro 25 MICRA BAKOF tem garantia de 1 ano.

Filtro de água para alta vazão, 4.200l/h

Retem partículas sólidas 50 micra.

Filtro de água, para captação de nascentes, cisternas, reservatórios de grandes volumes.

Pode ser instalado na rede hidráulica, antes ou depois de reservatórios e Cisternas.

Lavagem do refil a cada 6 meses podendo reutiliza-lo em quanto estiver em bom estado de conservação.

Vazão nominal é de 4.200 L/H.

Vazão máxima recomendada é de 4.200 L/H

Pressão de operação é de 19,6 a 588

Temperatura ideal de 5°C a 50°C.

O filtro BIG TEC 10 BAKOF tem garantia de 1 ano.

Filtro composto por uma carcaça transparente e elemento filtrante com carvão ativado. Moderno, versátil, com máxima eficiência e certificado pelo INMETRO, para lhe proporcionar melhor qualidade na água.

Promove a redução de cloro livre, turbidez e gosto na água

Produto indicado para uso no ponto de saída da água para o consumo, contribuindo na melhoria da qualidade.

Indica-se ser instalado no ponto de saída da água para o consumo, seja em bebedouros ou bancada.

Troca do refil a cada seis meses dependendo da qualidade da água

Promove redução de cloro livre, turbidez e gosto na água.

O filtro PURIFICADOR DE ÁGUA COM CARVÃO ATIVADO tem garantia de 1 ano.


Tanques

A BAKOF TEC produz o tanque horizontal em polietileno para diesel, Tanque para combustível em P.R.F.V(Plástico revestido em fibra de vidro) e também Tanque para transporte.

Possuem elevada vida útil, resistentes a impactos e intempéries e não enferrujam. Ideal para Trabalhos Agrícolas e armazenamento de diesel.

São produzidos nos volumes de 2.000, 3.000 e 5.000 litros.

Possui duas tampas, tampa de inspeção sobreposta, para maior segurança contra chuvas, pó, insetos e intempéries. Possui também marcador de nível com indicação de volumes, registro 1" ½, especial para óleo diesel, Dreno e quando para transporte possui quebra ondas e local para içamento e ancoragem.

O tanque possui um reforço na sua estrutura, porém não se indica o aterramento, para isso trabalhamos com o tanque em P.R.F.V.

Possuem elevada vida útil, resistentes a impactos e intempéries e não enferrujam. Os Tanques são prontos para instalação e podem ser utilizados em caminhões de transporte ou enterrados. 

São produzidos nos volumes de 2.500, 5.000, 7.500,10.00, 15.000,20.000,25.000,30.000,35.000,40.000,45.000 LITROS.

Tampa de inspeção sobreposta, para maior segurança contra chuvas, pó, insetos e intempéries. Possui também marcador de nível com indicação de volumes, registro 1" ½, especial para óleo diesel, Dreno e quando para transporte possui quebra ondas e local para içamento e ancoragem.

Sua estrutura reforçada permite o aterramento do tanque, desde que siga as instruções do manual.


Assine nossa news